Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Uma data marcada para conscientizar a sociedade sobre a gravidade da violência sexual de meninos e meninas.
Casos de violência sofridos na infância e na adolescência ocorrem em uma fase da vida de maior vulnerabilidade. Por serem praticados muitas vezes no âmbito intrafamiliar, esses crimes são encobertos pelo silêncio das vítimas, podendo acontecer por meses e anos. A intenção de destacar essa data é para mobilizar e convocar toda a sociedade a proteger crianças e adolescentes com a denúncia e responsabilização dos autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.
Diante de sinais de que a criança ou adolescente foi abusado sexualmente, a primeira providência é apoiar a vítima e oferece-la atendimento médico e psicológico o mais cedo possível. Dar apoio e em seguida informar as autoridades. Para denunciar, a pessoa pode procurar o Conselho Tutelar. Em Itapecerica, são cinco conselheiros atuando na linha de frente de atendimento desse tipo de caso. Os telefones para denúncia e orientação são: (37) 3341-1750 e (37) 99986-4503 (número do plantão).
Também podem ser acionadas a Promotoria de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Polícia Militar ou Polícia Civil. Há também a opção do Disque 100, que tem ligação gratuita e a pessoa não precisa se identificar.
Data
A escolha desta data é em memória de um crime bárbaro que chocou o Brasil. Em 18 de maio de 1973, a menina Araceli Cabrera Sanches, de apenas oito anos de idade, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família no Espírito Santo. O crime ficou impune.