A Câmara Municipal decretou LUTO OFICIAL pela morte da Irmã Scolástica La Fratta, uma das cinco Irmãs Batistinas enviadas da Itália a Itapecerica, a pedido de Dom Antônio dos Santos Cabral, em 1939, para dirigir a Santa Casa de Misericórdia. Irmã Scolástica conta essa trajetória no livro "Relembrando nosso nascer na terra de Santa Cruz".
"Às 15h do dia 05 de outubro (1939) as Irmãs Batistinas viajaram para Itapecerica. De novo a Maria Fumaça. Chegaram a Itapecerica às 23h30. Uma multidão as esperava. Todos diziam: Bem vindas! Bem vindas ao Brasil! Bem vindas a Itapecerica! A banda de música tocava. Entre os presentes estavam o prefeito, o pároco, o diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia e outros mais. Foi uma festa maravilhosa. As Irmãs ficaram surpresas", relata matéria publicada no site da Congregação das Irmãs de São João Batista do Brasil (CSJB). As quatro irmãs que acompanhavam Irmã Scolástica eram:
Irmã Felice D’Amato, Irmã Agostina D’Amico, Irmã Ludovica Pancotto e Irmã Eufrosina Ciofani.
A Irmã Scolástica tinha 95 anos e residia atualmente em Belo Horizonte. Ela expressou, em vida, a vontade de ser enterrada em Itapecerica, cidade na qual ela transferiu todo o seu amor pela Itália. Seu corpo será velado na igreja Matriz de São Bento, e o enterro acontecerá amanhã, dia 20, às 14 horas.
MAIS INFORMAÇÕES: http://www.csjbbrasil.com.br/as-irmas-batistinas-no-brasil/