Carteira de Identificação garante inclusão das pessoas com autismo



A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) garante a inclusão e o acesso das pessoas com autismo na área de saúde, educação e assistência social, viabilizando o atendimento preferencial dessa população em serviços públicos e privados. O documento pode ser emitido de forma presencial ou virtual.

Pessoas com autismo são expostas a diversas situações que não respeitam as suas especificidades ou que comprometem a sua segurança e integridade. A Carteira de Identificação é um instrumento legal para suprir uma demanda social e tirar os autistas da invisibilidade.

Em Minas Gerais, o documento pode ser solicitado pelo site cidadao.mg.gov.br. Após a validação da autenticidade, é preciso realizar um cadastro, preencher as informações e anexar os documentos exigidos. A Ciptea traz informações específicas da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), como nome, endereço e tipo sanguíneo, bem como, contatos do responsável a ser acionado em casos de emergência.

Com informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social

 


TAG's: Carteira, Identificação, garante, inclusão, pessoas, autismo

Inicial | Voltar
Link permanente: