A Câmara Municipal de Itapecerica suspendeu, nesta segunda-feira (15/03), as reuniões parlamentares, o atendimento ao público e parte do trabalho interno. A decisão foi tomada após a entrada de vários municípios da região Centro-Oeste na “Onda Roxa” do plano Minas Consciente, patamar de medidas mais restritivas definido após a região apresentar sério risco de colapso hospitalar.
O Presidente da Câmara, vereador Gleytinho do Valério, se reuniu neste domingo (14/03) com a equipe jurídica e legislativa para definir as medidas internas diante das diretrizes exigidas pela “Onda Roxa” do programa Minas Consciente, estabelecido pelo Governo de Minas Gerais. Ficam suspensas as reuniões parlamentares e o atendimento ao público na sede do Legislativo Municipal. Os servidores vão trabalhar no sistema “home office”, sendo feito nas dependências da Câmara apenas o serviço administrativo necessário. As mudanças foram publicadas no Decreto Nº 005/2021.
No domingo, a Prefeitura de Itapecerica publicou um decreto que define uma série de restrições e normas a serem adotadas em todo o município como forma de combater a propagação da Covid-19 e preservar a saúde da população.
Os vereadores continuam à disposição dos itapecericanos através de seus contatos telefônicos e redes sociais. Os parlamentares só deixam de se reunir em plenário durante esse período restritivo. Eles estão em contato constante com as autoridades de Saúde para auxiliar na divulgação de informações sobre a pandemia, a situação de momento dos hospitais e no auxílio à fiscalização do cumprimento das restrições impostas pelo decreto municipal.
Onda Roxa
A situação da pandemia que tem se agravado, principalmente nas cidades da região Centro-Oeste, a qual Itapecerica faz parte. Muitos hospitais da região operam no limite de suas capacidades e correm o risco de entrar em colapso, o que colocaria a vida de muitas pessoas em risco. Por isso a Onda Roxa foi decretada. Itapecerica está inserida na microrregião de Divinópolis junto com Araújos, Carmo do Cajuru, Cláudio, Perdigão, São Gonçalo do Pará e São Sebastião do Oeste.
Conscientização
Neste momento grave de contágio e crise hospitalar, a Câmara Municipal de Itapecerica reforça o apelo das autoridades de saúde e gestores governamentais para que todas as medidas de prevenção sejam adotadas pela população. O distanciamento social, a utilização de máscaras de proteção e a higienização com álcool em gel são fundamentais para se combater o contágio do coronavírus.