Vereadores conhecem projeto de inovação tecnológica

Proposta é viabilizar parcerias em áreas como iluminação pública, internet fibra ótica e videomonitoramento

Os vereadores de Itapecerica participaram, nesta quarta-feira (20/01), de um evento na Prefeitura onde foi apresentado o Programa de Desenvolvimento de Cidades e Estados Inteligentes e Sustentáveis (Prodesci), que busca viabilizar a realização de uma Parceria Público Privada (PPP) para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura urbana, especialmente na área de iluminação pública. Para ser implantado na cidade, o projeto precisa ser analisado pelo Legislativo.

O governo municipal desenvolverá o programa através de cooperação técnica com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC). Além da iluminação pública, a proposta pode viabilizar inovações em internet fibra ótica, usina fotovoltaica e videomonitoramento. O presidente do IPGC, Leonardo Santos, explica que as etapas do projeto deverão ser acompanhadas de perto pelos vereadores de Itapecerica.

“O IPGC tem a função de atrair desenvolvimento para a cidade através da estruturação da PPP de Cidades Inteligentes. Esse projeto vai trazer desenvolvimento tecnológico, econômico e principalmente em inovação da gestão pública do município. Todas as etapas que serão desenvolvidas a partir da assinatura desse acordo serão transparentes e teremos a participação fundamental da Câmara Municipal na aprovação dos projetos do processo licitatório da PPP, além de uma audiência pública que também será acompanhada pelos vereadores”

Gleytinho do Valério, presidente da Câmara, espera que o projeto chegue à Casa para ser analisado.

“O plenário estará aberto para estudo e discussão dos projetos. Acredito que os parlamentares terão muita atenção na análise das etapas para que a proposta caminhe em benefício da nossa cidade.”

Para o prefeito Têko, a avaliação dos projetos será importante para a implementação das inovações tecnológicas que o programa oferece.

“A Câmara já foi parceira aprovando anteriormente os projetos autorizando as PPPs no município. Esse momento só vem coroar essa ação da Câmara Municipal na aprovação dessa modalidade de projeto e agora vamos desenvolver o ‘Cidades Inteligentes’ para que ele realmente seja implementado no município.”

O termo de cooperação entre a Prefeitura e o IPGC foi assinado ao final da apresentação do programa.

TAG's: Vereadores, conhecem, projeto, inovação, tecnológica