10 de Setembro - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, comemorado anualmente em 10 de setembro, é organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O evento representa um compromisso global para chamar atenção para prevenção do suicídio.

O objetivo geral deste dia é aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio. Isso pode ser alcançado através da capacitação de profissionais de saúde e outros atores relevantes, mensagens positivas e informativas voltadas para a população em geral e grupos de risco, como jovens, e facilitando a discussão aberta sobre saúde mental em casa, na escola, no local de trabalho, etc. Aqueles que pensam ou são afetados pelo suicídio também são incentivados a compartilhar suas histórias e procurar ajuda profissional.

Em Itapecerica existe a “Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio”, na semana que compreende o 10 de setembro. Ela foi instituída no calendário do Município em novembro de 2020, após aprovação na Câmara Municipal de um Projeto de Lei de autoria do então vereador José Mariano Oliveira.

(Com informações da Organização Pan-Americana da Saúde)

TAG's: Setembro, Mundial, Prevenção, Suicídio