Solenidade marca entrega de instrumentos a bandas de Itapecerica



Ocorreu no dia nove de janeiro pp., nos salões do Palácio Tiradentes, sede do Governo do Estado, a entrega dos 802 instrumentos musicais de sopro, metais e percussão a 126 bandas de Minas Gerais, dentro do programa “Bandas de Minas”.

Dentre as contempladas figurou a Corporação Musical “Santa Cecília” e a Corporação Musical “Sagrado Coração de Jesus”, esta última do distrito de Lamounier.

De Itapecerica compareceram a solenidade a presidente da Corporação Musical “Santa Cecília”, Maria Augusta Resende Melo, o presidente da Corporação Musical “Sagrado Coração de Jesus”, João Antônio e o presidente da Câmara Municipal de Itapecerica Raimundo Nonato Mendes, responsável pela intermediação das corporações junto à Secretaria de Estado de Cultura.

O governador destacou que, além de ser uma manifestação cultural, as bandas refletem o significado da mineiridade. Segundo ele, valorizá-las representa a preservação da história e da cultura de Minas.

“Quero fazer uma pergunta clássica a nós mineiros: o que é ser mineiro? Poderia dizer que ser mineiro, indubitavelmente, é amar e aplaudir nossas bandas. Uma banda musical, interpretando os mais vibrantes dobrados, as músicas românticas ou clássicas, ou o repertório tão rico que temos, está interpretando a alma de Minas. Por isso, esse projeto tem o nosso maior apreço. É função do Governo prestigiar, manter e colaborar na manutenção da tradição com essa doação de equipamentos. As bandas em Minas Gerais representam um valor histórico e cultural muito forte. Eu acho que não há um só mineiro que não se emocione quando vê a banda passar”, disse Antonio Anastasia.

A seguir fotos da solenidade

Texto e fotos:

Welliton Daniel Cruz, secretário do Legislativo


TAG's: Solenidade, marca, entrega, instrumentos, bandas, Itapecerica

Inicial | Voltar
Link permanente: