Câmara faz balanço dos 100 primeiros dias da nova legislatura

A Legislatura 2021/2024 completou 100 dias na Câmara Municipal de Itapecerica. Gestão eficiente, transmissão ao vivo das reuniões, economia de recursos, votação de projetos importantes e a devolução de valores para criação do auxílio emergencial foram alguns dos destaques nos 100 primeiros dias de mandato dos 11 vereadores e de gestão da nova Mesa Diretora, presidida pelo vereador Gleytinho do Valério.

Gleytinho é o presidente da Câmara Municipal de Itapecerica e tem como 1º vice-presidente o vereador Miro, enquanto Marcone Rodrigues ocupa a cadeira de 1º secretário. Xandy é o 2º vice-presidente e Zé Rodrigues o 2º secretário. A Mesa Diretora promoveu diversas mudanças que geraram economia de gastos, modernização da comunicação e mais efetividade nos trabalhos legislativos.

Tudo isso diante de um cenário de incertezas, preocupações e de severas medidas de restrições sanitárias devido ao agravamento da pandemia do coronavírus (Covid-19), que segue com números preocupantes não só em Itapecerica, como na região Centro-Oeste de Minas e em todo o país.

"É apenas o começo do nosso trabalho à frente da Câmara, mas os 100 dias de gestão são simbólicos e nos trazem a uma reflexão do que já foi feito. Temos nos esforçado para manter o trabalho em dia sob a tensão do período de pandemia, mas não deixamos de fiscalizar, propror ideias e desenvolver mudanças que vão melhorar a forma com que a Câmara Municipal de Itapecerica se relaciona com os cidadãos. Ao mesmo tempo, nossa administração tem sido bastante econômica e dinâmica, o que proporcionou nos últimos dias a aprovação do projeto do Auxílio Emergencial Municipal, que só poderá ser colocado em prática com a ajuda financeira da Câmara, que devolverá recursos aos cofres do Município", disse o presidente Gleytinho do Valério.

Economia

A nova gestão promoveu uma revisão completa de contratos com prestadores de serviços. Contratos de planos de internet, serviços de informática e consultoria contábil foram revistos visando maior economia e melhor atendimento às demandas da Casa. Os gastos com lanches, água mineral, combustíveis dos veículos do Legislativo e demais despesas também foram racionalizados.

A boa gestão dos recursos da Câmara Municipal de Itapecerica desde o início da nova gestão ajudou o Legislativo a colaborar diretamente com a criação do Auxílio Emergencial Municipal. Cerca de R$250 mil do orçamento da Casa que foram economizados de janeiro a abril serão devolvidos aos cofres do Município para serem utilizados exclusivamente no pagamento do benefício às pessoas que tiveram suas condições de vulnerabilidade social agravadas pela pandemia.

A previsão é que a economia de recursos do orçamento continue ao longo dos dois anos de gestão da Mesa Direta atual, tornando o Poder Legislativo mais eficiente e responsável com suas finanças.

Nova legislatura

Após assumir as cadeiras no Legislativo, os 11 vereadores da Legislatura 2021/2024 exerceram seu papel de fiscalização e de sugerir e analisar propostas em prol do município de Itapecerica. Mesmo com os trabalhos em plenário prejudicados pelo período de restrições da pandemia, os parlamentares itapecericanos participaram de nove sessões legislativas, entre reuniões ordinárias, extraordinárias e de comissões.

Ao todo, 11 projetos de Lei foram aprovados desde o início do ano, além de um projeto de Lei Complementar e uma Resolução. Além da votação de projetos, os vereadores Xandy, Antônio Balbino, Dalmo, Gleytinho do Valério, Zé Rodrigues, Marcone Rodrigues, Dinho da Ambulância, Canela Love, Téo do Boi, Miro e Vitor Santos, fizeram uma série de indicações, ofícios, notas de pesar e moções de aplausos. Alguns projetos seguem em tramitação na Câmara para serem colocados em votação.

Comunicação

Em 2021 a Câmara Municipal também promoveu mudanças significativas na forma de se comunicar. A modernização do departamento de Comunicação tem o objetivo de levar aos cidadãos de Itapecerica informações sobre o que acontece dentro do Legislativo, tornando a relação com o público mais transparente e próxima.

A Câmara tem agora perfis nas redes sociais, como Instagram e Facebook, onde publica notícias sobre o trabalho dos vereadores e informações de utilidade pública. O site da Câmara também passou a ser constantemente atualizado e passa por um processo de remodelagem.

As reuniões em plenário também sofreram uma revolução midiática. Agora os itapecericanos conseguem assistir os debates e discussões de projetos ao vivo pela transmissão realizada pelos nossos canais no Youtube e Facebook, uma realização tratada como primordial da nova Mesa Diretora.

TAG's: Câmara, balanço, primeiros, dias, nova, legislatura