IEPHA inicia cadastro dos Reinados e Congados de Minas

Associações de grupos de reinado, prefeituras, pesquisadores e entidades da sociedade civil já podem cadastrar suas atividades junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) que busca o reconhecimento dos Reinados e Congados de Minas Gerais como patrimônio cultural imaterial do Estado.

O trabalho de pesquisa começa pelo cadastramento por meio de um formulário disponível no site iepha.mg.gov.br.

O formulário tem o objetivo de identificar a localização, as formas de organização, a diversidade de cargos e funções, as indumentárias, instrumentos musicais, calendários festivos, dentre outros, bem como levantar informações sobre as dificuldades relacionadas à manutenção dos grupos, visando o amparo desse bem cultural.

O Cadastro permanecerá constantemente aberto. No entanto, para fins de pontuação no Programa ICMS Patrimônio Cultural, serão pontuados os formulários preenchidos pela prefeitura até a data do dia 31/12/2021.

Com informações do Iepha-MG

Foto: Alisson Prodlik