Iniciativa de vereadores instituiu o Dia Municipal do Ciclista em Itapecerica

Em projeto aprovado recentemente na Câmara Municipal, ficou instituído em Itapecerica o Dia Municipal do Ciclista, que será celebrado sempre no dia 19 de agosto. A proposta foi apresentada pelos vereadores Gleytinho do Valério, atual presidente do Legislativo, e Téo do Boi.

De acordo com a proposta, aprovada pelos vereadores em 27 de setembro e sancionada pelo Prefeito Wirley Reis dois dias depois, a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo poderá incentivar a realização de passeatas ciclísticas no mês de agosto, preferencialmente no dia 19 ou em data oportuna, a fim de comemorar e incentivar o ciclismo em Itapecerica. A secretaria também poderá divulgar anualmente, através de suas redes sociais e no site oficial da Prefeitura, sobre a data comemorativa, competições e eventos profissionais e amadores de ciclismo realizados no município.

Na Justificativa ao Projeto, Téo do Boi e Gleytinho do Valério destacam que o uso bicicleta, além da prática saudável, traz benefícios econômicos quando utilizado como meio de transporte, economizando recursos destinados a esta finalidade, beneficiando também o meio ambiente, com a redução de resíduos da combustão de veículos automotores.

Atualmente Itapecerica conta com grande número de praticantes dessa atividade e um dos objetivos da criação da data alusiva aos ciclistas no município é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, através de campanhas de conscientização da população, expondo os benefícios e as vantagens de sua utilização. A atividade esportiva pode diminuir os riscos de infartos, derrame cerebral e outras doenças.

Foto: Thadeu Henrique/Arquivo Pessoal

TAG's: Iniciativa, vereadores, instituiu, Municipal, Ciclista, Itapecerica