Santa Casa recebe arco cirúrgico adquirido com recursos devolvidos pela Câmara ao Município

A Santa Casa de Misericórdia e Maternidade Sant’Ana recebeu, nesta terça-feira (4/05), o novo arco cirúrgico móvel de imagens, equipamento adquirido pela Prefeitura de Itapecerica em parte com recursos devolvidos pela Câmara Municipal. Em 2020, o Legislativo economizou cerca de R$500 mil do seu orçamento e devolveu ao município para serem reinvestidos em prol da população.

Nesta manhã o presidente da Câmara, vereador Gleytinho do Valério, esteve na Santa Casa para ver de perto o equipamento recebido pela instituição. Quem o acompanhou foi o vereador Zé Rodrigues, presidente do Legislativo no ano passado, responsável pela gestão da Câmara que devolveu aos cofres municipais valores que ajudaram na aquisição do equipamento.

O aparelho, segundo informou o Prefeito Têko, vai ampliar as possibilidades de atendimentos cirúrgicos oferecidos na Santa Casa, com a qual a Prefeitura mantém parceria. A expectativa é que o equipamento seja instalado em breve para suprir a demanda de procedimentos.

Projeto na Câmara

Em 8 de março, a Câmara aprovou o Projeto de Lei Nº 002/2021, de autoria do Poder Executivo, sobre a cessão de equipamentos médicos e cirúrgicos, em sistema de comodato, para a Santa Casa. A proposição tratava especificamente da cessão do arco cirúrgico móvel e demais equipamentos que compõem seu funcionamento. Com isso, o Executivo estava autorizado a atuar em parceria com a Santa Casa, fornecendo ao hospital equipamentos médicos e cirúrgicos destinados às suas atividades específicas.

Arco cirúrgico

O arco cirúrgico é um equipamento de raios-X no qual é possível produzir imagens em tempo real com até milhares de tons cinza através de geração de imagens digitais. São normalmente utilizados em cirurgias em geral, urologia, ortopedia, vasculares, implantes de marca-passos entre outros procedimentos.

Os aparelhos de raios-X em arco cirúrgico utilizam intensificadores que ampliam suas leituras. Isso permite que quantidades menores de raios-X sejam utilizadas e resulta em menor exposição à radiação para o paciente e para os profissionais.

TAG's: Santa, Casa, recebe, arco, cirúrgico, adquirido, recursos, devolvidos, pela, Câmara, Município