SESSÃO MAGNA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPECERICA

A Câmara Municipal realizou no último dia 20 de novembro, Sessão Magna, para entrega de outorgas: Título Honra ao Mérito Dr. José Ribeiro Pena, Título de Cidadania Honorária, Medalha Nossa Terra Nossa Gente Dom Antônio Carlos Mesquita. Essas honrarias são concedidas aos cidadãos que contribuíram grandemente para o desenvolvimento do município em todos os setores, e são exemplos de vida que merecem distinção, sendo verdadeiros cidadãos, cumpridores da grandeza de nossa cidade, por isso o reconhecimento ora prestado. Sessão de muita emoção e confraternização. Um dos agraciados com a comenda foi o ilustre e renomado médico Dr. Luiz Carlos Gomes Rocha que discursou representando todos os homenageados, discurso esse que deixou a todos presentes em estado de êxtase. Discursou também o Presidente da Câmara Vereador Omar Fonseca Siqueira. Confira na íntegra o discurso do Presidente Omar Macota e as fotos da Solenidade.

Excelentíssimas autoridades constituídas,  caros homenageados, meus caros conterrâneos e visitantes.

Hoje comemoramos com alegria, neste dia 20 de novembro, o aniversário de emancipação político administrativa do nosso querido município de Itapecerica, a Velha Tamanduá! 226 anos se passaram daquele dia em que o Visconde de Barbacena criou aquele que seria o décimo município de nosso estado de “Minas Gerais”! Terra de cultura, de nomes ilustres na política, nas letras, nas artes, na religião, nos diversos ramos do conhecimento humano! Hoje nossa terra acha-se tão descorada, tão sofrida pelo exercício de uma política de continuísmo e de falta de diálogo com o povo e com esta casa, que os representa. Não obstante, temos trabalhado todos os dias, incansavelmente, muitas vezes sem o conhecimento da população, ou mesmo sendo deturpado o nosso trabalho que fazemos como cumprimento do nosso dever. Vamos elencar e rememorar o que foi possível fazer mesmo com ingentes sacrifícios e com desgaste pessoal e social, com o objetivo de cumprir nossa missão. É sempre bom poder prestar contas ao nosso povo, povo bom e trabalhador. Modéstia à parte, podemos considerar que temos sido uma câmara das mais atuantes dos últimos tempos.

Senão vejamos: fizemos criar comissões temporárias de fiscalização, nas seguintes áreas 1) meio ambiente 2) obras (fiscalizamos todas as obras em construção) 3) assistência social 4) fiscalização do lixão e dá a legalidade da contratação dos médicos cubanos. Que se não me engano, é um fato inédito. Instauramos duas comissões parlamentares de inquérito, chamadas popularmente de cai: a da copasa por causa do absurdo do descumprimento do contrato de deixar nosso povo sem o abastecimento de água, e outra para fiscalizar os desvios de função. Todo este trabalho causa enorme desgaste, sobretudo, quando se trata de uma relação difícil com o poder executivo. Fomos feridos no campo de trabalho, mas valeu a pena. Durante essas três sessões legislativas, ou seja, de 2013 a 2015 foram aprovados trinta e dois projetos de autoria dos vereadores, fato também inédito em nosso município. Os números não metem! Como seria bom, se pudéssemos apenas tecer palavras de saudação ao nosso município, se bem que merecidas, pela sua longa tradição, e pelo amor que nos une como um amálgama a este torrão bendito! Mas, a realidade nos leva também a sermos transparentes e levar esta mensagem a vocês para que saibam que estamos sendo vigilantes, que estamos sendo atuantes, que estamos trabalhando e lutando de sol a sol, sendo muitas das vezes denegridos, diminuídos e desrespeitados. Lembrando que os poderes são independentes, porém harmônicos entre si. Gostaria aqui de fazer um parêntese e manifestar meu pesar pela ausência dos nobres colegas vereadores que compõe a base do prefeito, os quais foram proibidos de participar desta sessão. Minha indignação é tamanha, pois, as pessoas indicadas pelos mesmos para estarem aqui hoje são pessoas da mais alta estima não só para aqueles que os indicaram, mas por todos nós. É um absurdo! Onde está tal harmonia com o executivo que se nega, ao menos, dialogar? Não quero me alongar. Como sempre diz o meu amigo Dom Zico, pessoa do bem, pessoa da qual flui a bondade mais pura, “sê breve e agradarás”. Vou terminar aqui minhas palavras, agradecendo em especial à presença do  Exmo. Deputado Federal Marcelo Aro, à minha mãe dona Geralda e a todos os Macotas aqui presentes, família esta que me orgulho de fazer parte, agradeço por fim a este povo bondoso de Itapecerica, a todos que aqui vieram num só ideal, de homenagear pessoas, para prestar contas ao povo, democraticamente, como dever ser! Vamos todos nos unir num só ideal de amor à Itapecerica, para fazê-la próspera, bonita, unida e feliz! Muito obrigado!

TAG's: SESSÃO, MAGNA, NOVEMBRO, 2015