Vereadores aprovam criação do Programa Municipal de Desenvolvimento da Produção Artesanal



Na Reunião Ordinária, realizada nesta segunda-feira (28/06), os vereadores de Itapecerica aprovaram a criação do Programa Municipal de Desenvolvimento da Produção Artesanal Associada ao Turismo, projeto de autoria do Executivo Municipal que visa desenvolver o turismo e valorizar a produção artesanal na cidade.

De acordo com a justificativa do Projeto de Lei Nº 026/2021, elaborado pela Prefeitura, o desenvolvimento do turismo em Itapecerica é uma necessidade latente, haja vista o grande e vasto potencial artístico, cultural, ambiental e histórico apresentado pelo município. E nesse sentido a valorização do profissional artesão e da produção artesanal se torna urgente.

Entre as diretrizes do Programa Municipal de Desenvolvimento da Produção Artesanal Associada ao Turismo, estão: valorização da identidade e cultura na forma como se expressam na região histórica e geográfica em que se situa o município de Itapecerica; expansão e renovação da produção artesanal; identificação dos artesãos e dos produtores artesanais e orgânicos, conferindo-lhes maior visibilidade e valorização social; incentivo à qualificação da produção artesanal, à restauração de técnicas tradicionais e aperfeiçoamento de métodos e processos de produção.

Segundo o Projeto de Lei, aprovado pelos vereadores itapecericanos, serão atendidas as seguintes categorias de produção artesanal: artes e ofícios para o trabalho com têxteis, cerâmicas, elementos vegetais, peles e couros, madeira e cortiça, metal, pedra, papel e gráfica; restauro do patrimônio móvel e construção histórica ou tradicional.

 


TAG's: Vereadores, aprovam, criação, Programa, Municipal, Desenvolvimento, Produção, Artesanal

Inicial | Voltar
Link permanente: